06.09.2021 | Destaques

Campanha Setembro Amarelo e Verde


O mês de setembro marca três importantes campanhas na área da saúde: o Verde relativo ao câncer de intestino e de incentivo à doação de órgãos e o Amarelo de prevenção e alerta ao suicídio.
Setembro Verde 💚
Para se tornar um doador, basta comunicar sua família. A doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. Por isso, ressaltamos a importância das pessoas conversarem com seus familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores.
Setembro Verde também é dedicado à conscientização sobre o câncer de intestino, o terceiro tipo que mais atinge os brasileiros, podendo afetar homens e mulheres principalmente a partir dos 50 anos. Pessoas com histórico familiar, com parentesco de primeiro grau, sedentários, fumantes, pessoas obesas ou que consomem muitos alimentos industrializados, desenvolvem mais risco de ter o câncer no intestino, por isso dá importância de fazer o exame preventivo.
Setembro Amarelo💛
Desde 2015, a cor amarela foi escolhida para o mês de setembro. Ela representa o combate ao suicídio e a conscientização sobre a depressão, doença considerada o mal do século pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e que atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das principais organizações, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção contra o suicídio, para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Você pode conversar com um voluntário do CVV, ligando para 188 de todo o Brasil, 24 horas e todos os dias de forma gratuita. Se você preferir, pode utilizar o atendimento por chat e e-mail pelo site: www.cvv.org.br