26.10.2021 | Destaques

Ciclo Logístico das indústrias de bebidas

/


A indústria de bebidas está em constante crescimento. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) *, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou cerca de 45% nos últimos 10 anos no Brasil. Consequentemente, a produção e distribuição também aumentaram. De acordo com o Prestex Transportes (Empresa especializada em transporte de cargas) *, 15% do valor investido em uma bebida é destinada a distribuição desta, ou em empresas como a Coca-Cola, a distribuição pode representar 65% de seu orçamento total.

Devido a isto, cada vez mais vem se falando sobre o ciclo logístico destas indústrias. Segundo Ballou (2010) *, a logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final.

A produção da bebida começa pelo fornecimento da matéria prima e o tratamento da água que será utilizada na fábrica. Conforme o produto, é necessário teste para identificar a pureza do gás carbônico e a preparação do xarope. Após o líquido estar pronto, inicia-se o processo de envase das embalagens seguindo pelo fechamento, encaixotamento e armazenamento delas.  Depois o produto é transportado e distribuído para seus destinos.

Para melhor otimização do ciclo logístico, percebe-se que quanto mais mecanizado e automatizado, melhores serão os resultados de produtividade, qualidade e segurança. Entenda como os produtos SAUR podem contribuir no processo do ciclo logístico dentro das indústrias de bebidas.

Para a movimentação dos produtos dentro da fábrica, recomenda-se o Transpalete SAUR, também conhecido como Paleteira. É um equipamento indispensável em qualquer empresa que efetue movimentação de cargas paletizadas. O Transpalete confere suavidade às operações e facilidade de manobras.

O Fixador de Cargas SAUR permite transitar com cargas instáveis de modo seguro e rápido com redução de danos às mercadorias. Já o Selecionador de Camadas, também conhecido como Layer Picker, seleciona e manipula camadas de ambos os lados do corredor e no sentido frontal. É ideal para a seleção de mercadorias em paletes de cargas mistas, na área de picking nos armazéns e centros de distribuição. Também, possui sistema de deslocamento/avanço lateral da garra, para correção conforme o tamanho dos paletes e posicionamento.

Para a carga e descarga, as Niveladoras de Docas Avançadas e Embutidas SAUR atuam como mecanismos de ligação entre o armazém e os veículos, compensando a diferença de altura entre caminhões e o piso do prédio com total segurança para as pessoas e redução de avarias nas mercadorias. Elas possibilitam o acesso de veículos industriais (empilhadeiras, transpaletes, carrinhos) diretamente do depósito até o caminhão, eliminam degrau e preenchem a fresta entre caminhão e prédio, contribuindo para a segurança dos operadores e fluidez do fluxo de recebimento e expedição.

E, para otimizar a movimentação de bebidas na expedição ou recebimento nos centros de distribuição, o Posicionador Duplo de Garfos é indicado para o aumento da produtividade, por ser um equipamento que multiplica os resultados ao transportar dois paletes, lado a lado, ao mesmo tempo, gerando economia no investimento inicial, na manutenção, na mão-de-obra e no combustível.

O setor de bebidas no Brasil é de grande importância econômica. Segundo o IBGE, ele cresceu 21,4% em maio de 2021, comparado ao quinto mês de 2020, e nos últimos 12 meses, a acumulado fechou em 12,1%. Um dos fatores desta notoriedade é devido ao crescimento de alguns fabricantes, que ocupam posição de destaque no país e no exterior.

Visto a relevância econômica deste setor, identifica-se a necessidade de otimizar a logística e distribuição, através da mecanização dos processos. Afinal, ao mecanizar e automatizar os processos logísticos internos da indústria, ganha-se em eficiência, ergonomia e produtividade.

 

Fontes:

https://eqjunior.com.br/blog/industria-de-bebidas/

https://guiadacervejabr.com/producao-bebidas-alcoolicas-maio-industria-ibge/

https://www.prestex.com.br//blog/logistica-de-bebidas-voce-sabe-como-funciona//