16.07.2019 | Agrícola/Equipamentos

Mecanização da cadeia produtiva do agronegócio e a eficiência no recebimento de grãos

/ / /


De acordo com o levantamento divulgado em junho, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra brasileira 2018/2019 deve chegar a 238,9 milhões de toneladas. “Este número representa um crescimento de 4,9% ou 11,2 milhões de t, se comparado à safra de 2017/18. A área plantada deve ficar em 62,9 milhões de hectares e apresentou um crescimento de 1,9%, em relação à safra anterior. Os maiores aumentos de área identificados são de soja, 672,8 mil hectares, milho segunda safra, 795,3 mil hectares e algodão, 425 mil hectares.”1

Estes índices positivos de crescimento na produção, refletem diretamente nas unidades de recebimento de grãos. Se a safra é maior, proporcionalmente será o fluxo de caminhões nas unidades armazenadoras, logo, agilizar esse processo do ciclo produtivo do agronegócio, é fundamental para a eficiência e a produtividade das empresas.

Proporcionar a melhoria logística durante o recebimento dos grãos em unidades armazenadoras é uma das vantagens dos equipamentos que mecanizam os processos produtivos. A SAUR, com 93 anos de atuação no mercado brasileiro e internacional, é pioneira no Brasil, no fornecimento das Plataformas para Descarga para Granéis, além de ser referência no desenvolvimento de soluções para a movimentação de cargas nos mais variados segmentos mercadológicos.

Ao abordar o tema de mecanização do processo produtivo do agronegócio, as aplicações vão além do recebimento de granéis, contemplando a movimentação de outros materiais que são expedidos para outras empresas do ramo.

Quais as principais soluções que mecanizam o processo produtivo do agronegócio?

Após a colheita, os grãos são direcionados para os armazéns ou centros de recebimento e, nesta etapa, o fluxo de caminhões é intenso, logo, descarregar rapidamente é primordial para fazer fluir as filas nestes locais.

Inicialmente, o grão passa por um processo de qualificação e nesta etapa, é possível fazer a coleta das amostras através de um equipamento chamado Coletor de Amostras de Cereais.

O Coletor de Amostras SAUR possui uma haste específica, conforme o tipo do grão, que realiza a calagem das amostras em diferentes pontos do caminhão. Essa solução, evita que o operador tenha contato direto com o granel, contribuindo para sua ergonomia e segurança. O acionamento do equipamento pode ser por comando hidráulico, botoeira elétrica à distância ou rádio frequência sem fio. A transferência dos grãos ocorre por sucção, sendo direcionado para o laboratório de análises através de mangueiras.

Realizada a amostragem, os grãos podem ser descarregados nas moegas. Nesta etapa, as Plataformas para Descarga SAUR ou Tombadores, como são conhecidos no mercado, entram em ação. Estes equipamentos basculam o caminhão, agilizando a descarga dos granéis para dentro das moegas, com segurança e sem desperdícios.

As Plataformas para Descarga SAUR, possuem uma estrutura em viga “caixão”, que confere maior resistência, rigidez estrutural e evita o acúmulo de pó na parte inferior do Tombador. São projetadas para descarregar caminhões toco, truck, carretas, bitrens e rodotrens, com capacidade de 30 a 100 toneladas. Possuem o ângulo de basculamento de 40° e para casos especiais, como descarga de cavaco, o ângulo pode ser ainda maior. O tempo médio de basculamento varia de 2 a 4,5 min de acordo com cada modelo e, é importante salientar, a preocupação da SAUR, em desenvolver diferentes tipos de dispositivos de travamento para garantir a segurança da operação.

O travamento padrão para as Plataformas de Descarga SAUR, seguem a seguinte configuração:  para veículos de 8 a 18 metros, aplica-se o conjunto de travas traseiras; para os veículos de 20 a 26 metros, aplicam-se a trava chassi e o conjunto de travas traseiras; para veículos acima de 24 a 27 m, aplicam-se duas travas chassi e um conjunto de travas traseiras; para veículos com 30 m, o travamento ocorre através de três travas chassi e um conjunto de travas traseiras.

Além dos travamentos padrões, a SAUR desenvolveu outros tipos de travas para aumentar a segurança da descarga, são elas: trava chassi móvel e trava tipo pino móvel. Vale ressaltar que três modelos de Travas das SAUR possuem carta patente efetivamente expedida: trava chassi (MU8400244-1), trava chassi móvel (MU8802529-2) e trava tipo pino móvel (MU8601680-6).

Os modelos de Plataformas para Descarga SAUR se dividem em descarga traseira, lateral, com balança, com deslocamento e rebocável:

  • A Plataforma de Descarga Lateral tem aplicação para minérios e carvão vegetal, com tempo de descarga de 2 a 2,5 minutos e acionamento remoto por botoeira.
  • A Plataforma com Balança Eletrônica, permite que a pesagem e a descarga sejam feitas com somente um equipamento, reduzindo sensivelmente a área para instalações de unidades recebedoras, além de otimizar o número de operadores.
  • A Plataforma de Descarga Móvel, com comprimento máximo de 21 m, possui descolamento sobre trilhos e é ideal para atender duas ou mais moegas adjacentes.
  • A Plataforma de Descarga Rebocável, é instalada sobre uma base com rodas, dispensando obras civis, pois sua estrutura proporciona a mobilidade para a descarga de caminhões.
  • As Plataformas de Descarga Traseiras, além das aplicações padrões para descarga de grãos, já foram desenvolvidas para descarregar resíduos hospitalares ou sobre uma barcaça, em porto flutuante.

A gama variada de Plataformas para Descarga desenvolvida pela SAUR, demonstra a expertise da empresa para esse mercado. Seguindo a constante inovação tecnológica que guia seus projetos, a SAUR desenvolveu o Turbo & Save Energy, um dispositivo de acionamento para as Plataformas, que permite um basculamento mais rápido, com economia de 28% no consumo de energia. A empresa também lançou no mercado o MEDIDA CERTA, uma forma de configurar os Tombadores conforme cada necessidade. Já o Boletim Eletrônico de Operação, registra todas as informações de operação, com emissão de relatório para facilitar o acompanhamento da vida útil do equipamento e a prevenção de manutenções.

As soluções SAUR não param no recebimento dos grãos. Existem soluções que permitem a mecanização do processo de expedição nas cooperativas e armazéns. Afinal, mecanizar o processo de expedição de sacarias e big bags, torna a operação ergonomicamente correta e ainda mais eficiente. Alguns equipamentos aplicados para a expedição de sacarias são o Empurrador de Cargas SAUR e o Push-Pull Empurra Puxa Cargas SAUR, que permite expedir a carga retendo o palete na empresa, refletindo em economia e uma operação ergonomicamente correta. E, para movimentar big bags, temos as Lanças Guindastes SAUR e a Garra Hidráulica para Big Bag, soluções que conferem rapidez e segurança na movimentação destas cargas.

Desenvolver soluções inovadoras que agregam eficiência e produtividade nas operações logísticas, dentro da cadeia produtiva dos segmentos, incluindo o agronegócio, é um dos principais motivadores do negócio da SAUR. Afinal, mecanizar processos e automatizar as operações é a tendência do mercado logístico e será um dos responsáveis pela sobrevivência das empresas neste mercado competitivo.

NOTAS: 1Notícia publicada em 11 de junho de 2019, 09h00, no site https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/2933-producao-de-graos-no-brasil-deve-ser-de-238-9-milhoes-de-toneladas