03.08.2021 | Destaques

Plantio de árvores frutíferas: uma homenagem ao legado de amor e respeito ao meio ambiente deixado pela Sra. Dorothea SAUR

/ / /


Como parte da programação dos 95 anos da SAUR, a empresa realizou na manhã do dia 28 de junho o plantio de 50 mudas de árvores frutíferas no pátio da unidade fabril, em Panambi, como uma homenagem à Sra. Dorothea Saur (em memória), precursora da arborização e dos jardins existentes na empresa, deixando um legado de amor e respeito ao meio ambiente, que segue sendo levado adiante pela empresa.

As mudas de Bergamoteiras, Laranjeiras, Jaboticabeiras e Pitangueiras foram plantadas pela diretoria, pelos colaboradores jubilados em 2021 e demais convidados.

A Sra. Dorothea foi uma grande estudiosa das plantas e tinha muito conhecimento sobre espécies de árvores e de flores mais apropriadas para o clima do sul, épocas de plantio e demais cuidados para o desenvolvimento das plantas.

A representante da 4ª geração da família SAUR, Miriam Saur Heusner, lembrou do carinho e da dedicação que a avó sempre teve para cultivar as árvores e formar os jardins da empresa: “Estamos muito felizes em poder estar aqui hoje realizando essa ação, como uma forma de valorizar o que ela fez e o que nos ensinou. Vamos sempre manter o que ela criou e continuar compartilhando o seu conhecimento com nossos colaboradores e as próximas gerações da nossa família.”

Ao final do plantio, a colaboradora Rosvita Freitas, que está na empresa há 39 anos, fixou uma placa, denominando o local como Pomar Dorothea Saur. Em suas palavras, lembrou que a Sra. Dorothea fazia tudo, respeitando o ecossistema: “Em todos os plantios, ela utilizava adubo orgânico, defensivos naturais e diversificava as plantas para que as abelhas tivessem flores para polinizar e fabricar o mel.”

Ainda, no dia 28, foram plantadas árvores no pomar já existente na APAE, o qual também foi uma iniciativa da Sra. Dorothea e continua sendo preservado com muito carinho pela entidade.  Participaram da ação, a diretoria administrativa da APAE, Gladis Camozzato, a diretora escolar Mirian Camilio, o presidente da entidade João Luis da Rosa Lima, a coordenadora clínica e assistente social Mirian Fagundes, a professora Graciele de Moura e os alunos Jacó Widhauper e Adilso Arruda, bem como Cheila Araújo, Débora Alice Fürstenau e Monica Heinrichs, da SAUR.

João Luís, agradeceu em nome da entidade: “É uma satisfação já termos tido a ajuda da SAUR para iniciar o pomar e agora com mais essa doação, só temos a agradecer por poder aumentar a produtividade de frutas e nos orgulhamos dessa parceria.”

Gladis Camozzato, relembra a dedicação da Sra. Dorothea quando iniciaram o cultivo das frutíferas: “Ela acompanha tudo com muito amor, desde a escolha do local, os tipos de árvores, horários e quantidade de água e tempo de podas. Temos muita gratidão pelo que aprendemos e recebemos dela e da empresa SAUR.”

Além da APAE, receberam mudas frutíferas, a AVOCAP, o Lar de Idosos Tabea, a Cruz Azul e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, as quais já foram plantadas durante o mês de junho.

A ação totalizou o plantio de 95 árvores frutíferas na SAUR e nas instituições em que a SAUR tem sido uma grande parceira ao longo dos anos, representando uma árvore para cada ano da empresa.

Este exemplo da Sra. Dorothea foi a base para que nossa empresa expandisse suas iniciativas em prol do meio ambiente, investindo em uma central de tratamento de efluentes, painéis de energia fotovoltaica, sistema de reuso de água, fertirrigação, coleta seletiva de lixo e campanhas de conscientização sobre o descarte correto de materiais

A SAUR está feliz em prestar essa homenagem à Sra. Dorothea e sente-se honrada com a participação de seus jubilados, convidados, diretoria e das entidades com as quais mantém uma parceira há muitos anos.