22.06.2021 | Destaques

Reciclagem, mecanização e sustentabilidade: entenda essa relação

/ / / / /


De acordo com a ONU, produz-se anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos, isso com sete bilhões de habitantes. Acredita-se que em 2050 esse número será de 4,4 bilhões de toneladas. Com essas terríveis previsões, enxerga-se a necessidade de mudança, por isso, cada vez mais é indispensável falar sobre reciclagem.

No Brasil, as primeiras indústrias a iniciarem o processo de reciclagem foram as de celulose, há mais de 100 anos. Atualmente, esse assunto é muito debatido, porém ainda não se mostra consolidado.  Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais em 2018, o índice nacional de reciclagem era de apenas 3%. O estudo também revela que 29.5 milhões de toneladas acabaram em lixões. Em 2019, 53% da destinação final dos resíduos continuou sendo inadequada. Esses números demonstram que, por mais que soe saturado falar sobre reciclagem ainda é extremamente importante, visto que o Brasil está atrasado nesse processo.

Frente a esse cenário, é necessário se voltar para a reciclagem como uma via para um mundo mais sustentável. Ao abordar o ciclo da reciclagem, percebe-se que quanto mais mecanizado e automatizado, melhores serão os resultados de produtividade, qualidade e segurança na movimentação das sucatas.

Entenda como a mecanização dos processos auxilia na produtividade do ciclo logístico da reciclagem:

Após a coleta de lixo feita por um órgão de saneamento público ou empresa privada, o caminhão deve levar o lixo para uma cooperativa recicladora. O primeiro passo é descarregar todo o lixo do caminhão, tirar das sacolas e colocar na esteira para a triagem.  Em seguida, cada material é colocado dentro de Big Bags, que ficam armazenados até alcançar a quantidade mínima para se fazer um fardo. Nessa  etapa, a utilização do Lança Guindaste SAUR para movimentação de big bags facilita e agiliza esta atividade, gerando maior ergonomia e segurança.

Depois de prensados, os fardos são levados a outro depósito, para assim serem colocados nos caminhões que irão levar cada sucata para a indústria específica daquele material. Para a movimentação dos fardos, indicamos a Garra Hidráulica para Fardos Recicláveis SAUR, que por ser composta por braços em alta resistência, permite pegar com precisão os fardos de aparas de material reciclado, gerando uma movimentação rápida e prática.

As sucatas e resíduos recicláveis também podem ser movimentados através do Aparelho Giratório com Retentor de Bins e do Basculador Lateral. Ambos os equipamentos podem ser aplicados no despejo de contenedores com resíduos de lixo, despejando as mais variadas cargas com total segurança e rapidez.

Por fim, a Grua Sucateira com capacidade para 111 kN/m funciona como ferramenta perfeita para a movimentação de sucatas. A indicação dos equipamentos acima, reforça a ideia de que o processo logístico se torna mais eficiente e seguro quando possui equipamentos aplicados na mecanização dos processos.

O processo de reciclagem gera benefícios para o meio ambiente, mas também para a economia. Segundo a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), em 2018, foram comercializadas cerca de 67.000 toneladas coletadas, o que equivale a 32 milhões de reais. Contudo, conforme a Abimaq, o Brasil perde 120 bilhões de reais por ano, por não dar a destinação correta ao lixo.

Reciclar é fundamental para o desenvolvimento sustentável do mundo. Além de refletir diretamente na preservação ambiental, a reciclagem é uma atividade econômica que merece a valorização, atenção e mais seriedade por parte da população e empresas.

Fontes de referências:
https://www.todamateria.com.br/reciclagem/
https://www.ecodebate.com.br/2020/03/04/reciclagem-indice-nacional-e-de-apenas-3-estudo-revela-que-mais-de-3-mil-cidades-ainda-destinam-residuos-para-lixoes/
https://veja.abril.com.br/ciencia/reciclagem-gerou-70-milhoes-de-reais-entre-2017-e-2018/