30.11.2020 | Industrial/Equipamentos

Soluções para a mecanização da movimentação de cargas na Indústria Farmacêutica e de Cosméticos

/


A logística e a manipulação de cargas tem um importante, senão fundamental, papel na indústria farmacêutica e de cosméticos, pois refletem diretamente na integridade dos medicamentos até chegarem no cliente final.

A regulação existente, estabelecida pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para a indústria farmacêutica é extremamente exigente e especial, devido a sua importância na saúde pública.

Automatizar os processos de industrialização neste segmento, segue em ascendência, refletindo diretamente na produtividade, qualidade, segurança e atendimento às normas regulamentadoras. Entenda na sequência, como alguns processos do ciclo logístico da indústria farmacêutica podem ser mecanizados.

Para evitar a contaminação do processo interno da indústria farmacêutica, com madeira do palete, a Estação Inversora de Cargas com Placas e com fechamento e Monitoramento Perimetral foi desenvolvida para efetuar a transferência de carga de um palete convencional de madeira para outro palete metálico ou de plástico.

Já a Estação Inversora de Carga com Garfos efetua a transferência da carga de um palete para outro. Com esta função, é possível virar a carga sobre um palete one way, de construção mais simples, na expedição. E, no processo fabril, a carga pode ser transferida para um palete metálico ou de plástico, evitando a contaminação com madeira.

A Estação Inversora de Carga com Placas também pode ser utilizada em tambores com tintas, vernizes e produtos químicos, com o objetivo de girá-los, evitando a formação de crosta superficial.

Na expedição de materiais, é possível substituir os paletes de madeira convencionais por paletes em folhas de papelão ou plástico, através da Estação Push Pull. Esse equipamento foi especialmente projetado para facilitar a troca da carga de um palete convencional para um sleepsheet (palete em folha), de forma ergonômica e rápida, permitindo que o volume de carga transportada aumente.

Ainda na expedição ou recebimento de cargas, a Niveladora de Docas contribui para compensar qualquer desnível entre o veículo e o piso, permitindo a carga e a descarga dos produtos. Os transpaletes são muito utilizados para a movimentação de cargas paletizadas.

A indicação dos equipamentos acima, reforça a ideia de que o processo logístico se torna mais eficiente e seguro com a utilização da automação, máquinas e processos adequados para cada aplicação.