20.05.2021 | Destaques

20 de maio: Dia Mundial da Abelha


Hoje é o DIA MUNDIAL DA ABELHA e para homenagear essa data queremos compartilhar a história do BOSQUES da THEA, onde é produzido mel de excelente qualidade e sabor.

O BOSQUES DA THEA foi criado para dar continuidade ao legado de amor e respeito ao meio ambiente deixado pela Sra. Dorothea Bachimont Saur, esposa do Sr. Ernesto Otto Saur, filho do fundador e que esteve à frente da empresa até o ano de 2016.

Administrado pela família, o BOSQUES da THEA está localizado próximo à área de reflorestamento mantida pela SAUR Equipamentos S.A. e, atualmente, produz hortaliças, frutas e mel.

O mel é um produto natural feito a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Para garantir a qualidade orgânica do mel, o apiário do BOSQUES da THEA, optou pela formação de pastos apícolas com florações de canola, tremoço, trigo mourisco, nabo, girassol, ervilhaca, crotalária e alfafa. Essa padronização das espécies vegetais que fornecem néctar às abelhas, garantem o aroma e o sabor em todas as estações do ano. Com florações próximas das caixas, evita-se que a abelha procure florações que podem estar contaminadas por agrotóxicos. O Apiário BOSQUES da THEA conta com abelhas do tipo Apis Melífera (europeia e africana) e Melipona (Jataí).

Além de ser um adoçante natural, o mel possui ação antimicrobiana, capaz de proteger contra doenças. É bom para dor de garganta, problemas respiratórios, intestino, pele, além de possuir ação antioxidante, este produto também diminui os riscos de infecção urinária, melhora o sono e ajuda a relaxar.

Recentes estudos conduzidos pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, atestaram que o mel age contra sintomas de resfriado, como tosse e dor de garganta. Este estudo envolveu mais de 1700 pessoas, concluindo em suas pesquisas que o alimento pode ser tão ou mais eficaz que os antibióticos, por mostrarem nos estudos que as bactérias não criam resistência ao mel.

Além do BOSQUES da THEA, os belos jardins da nossa empresa também são resultados do legado da Sra. Dortothea Bachimont Saur. O BOSQUES da THEA incentiva a preservação da fauna, através de uma grande quantidade de pássaros de diferentes espécies, veados campeiros, lebres, bugios, jaguatiricas, quatis, esquilos e outras espécies da fauna nativa do Rio Grande do Sul. Também, possui um número considerável de nascentes de água que formam pequenos córregos e também, uma cascata com mais de 5 metros de altura, incentivando a preservação de nascentes.

Respeito, compromisso e atitude é o que nos move!