28.03.2023 | Customizados/Equipamentos

Garra Para Rodas SAUR Entra Em Operação No Chile

/ / /


Recentemente, a maior Garra para Rodas SAUR entrou em operação na cidade de Iquique, no Chile.

O equipamento, com capacidade para 16 toneladas a CG 3.215 mm e abertura de 1290 mm a 4610 mm está movimentando rodas, com aros e pneus montadas com correntes em seu contorno. Sua principal finalidade é aumentar a eficiência do processo de troca de rodas em carregadeiras de alta capacidade em mineradoras. A agilidade do processo ocorre por não haver necessidade de desmontagem total do conjunto para troca do pneu, sendo possível realizar a retirada integral do pneu danificado, substituindo pelo novo utilizando a Garra. Assim retirando muitos passos que tornam vagaroso o processo.

Com o método de utilização da Garra trabalhando com desmontagem de rodas verticais, ela contempla um travamento de segurança que, em caso de falha do equipamento, ou operação inadequada, reduz as possibilidades de acidentes.

O projeto conta, também, com válvula de contrabalanço nos pontos com função de rotação, amortecendo impactos gerados por choque entre carga e objetos externos, o que traz mais segurança na operação, evitando possibilidade de efeito elástico por retenção de energia, o que poderia ocasionar acidente.

Em seu corpo existe uma ampla abertura, para inspeção e manutenção do equipamento, possibilitando mais facilidade na realização de reparos quando necessário. O equipamento conta, ainda, com válvulas de retenção, que trazem segurança na operação de aperto, evitando quedas da carga em meio à falha hidráulica.

Também, a Garra possui adesivos refletivos prismáticos, que tem alto grau de intensificação de luzes, deixando os braços do equipamento visíveis, facilitando o trabalho à noite. O seu acionamento é realizado através de controle remoto tipo mini joystick, que possibilita o acionamento da Garra de fora da cabine da empilhadeira, aumentando o campo de visão do operador, o que também simplificou a instalação por não necessitar de várias vias de cabos elétricos passando pela torre da empilhadeira.

Veja o teste completo acessando o vídeo: