16.09.2020 | Agrícola/Equipamentos

Histórias que Inspiram: Estudante do 5º ano e sua família desenvolvem Maquete da Plataforma de Descarga para Granéis da SAUR

/ /


Durante a pandemia com aulas em casa, através da internet, um dos desafios do aluno Leonardo Barbosa, estudante do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, de Panambi, foi realizar um trabalho tendo como base a interpretação do Hino de Panambi.

A professora Claucen Jurema Mello de Moura, explicou que devido a impossibilidade de realizar o Desfile Cívico, a Secretaria de Cultura de Panambi, propôs que os alunos e as famílias fizessem uma leitura do Hino de Panambi. “Como forma de valorizar a cultura, as tradições e os setores da economia local, cada estudante recebeu um tema para fazer o seu trabalho. O Leonardo recebeu a tarefa de fazer um trabalho sobre a indústria.”

Dialogando com a mãe sobre as empresas locais e os produtos que fabricam, surgiu a ideia de confeccionar uma Plataforma de Descarga para Granéis. Como o padrasto de Leonardo, Diogo Bueno, já havia trabalhado em uma empresa que prestava serviços de montagem das Plataformas SAUR e, seguidamente, comentava em casa sobre o trabalho e sobre a finalidade das Plataformas, também conhecidas como Tombadores, a família decidiu confeccionar uma maquete.

Diogo, que conhece todo o processo de montagem de um Tombador, abraçou a ideia por considerar um equipamento essencial no recebimento de grãos: “Por muito tempo montei os equipamentos nos clientes da SAUR e sempre compartilhei com a família esse trabalho. Falava da robustez e da importância das Plataforma para receber os grãos, pois agiliza o recebimento dos cereais e torna mais segura a descarga. Acho importante mostrar o que é fabricado em nossa cidade.”

A mãe, Patrícia Wegener, conta que depois de olharem fotos e assistirem vídeos do equipamento, partiram para a confecção da maquete: “Seguimos as orientações do Diogo e cada um de nós fez um pouco. Desenhamos, cortamos o isopor, pintamos e montamos. Foi uma forma, também, de mostrar o que é um trabalho em equipe, semelhante ao que acontece na empresa.”

Para Leonardo, construir uma maquete de um equipamento tão grande, parecia difícil, mas acreditou que com a colaboração da família poderiam dar conta do desafio: “Me preocupei um pouco, pois eu só sei desenhar, não conseguia entender como fazer de um desenho um produto quase de verdade. Como minha mãe e o Diogo queriam me ajudar, eu resolvi construir o Tombador.”

Ele destacou, ainda, que se divertiu fazendo a atividade e que aprendeu muito sobre fabricação e trabalho em equipe: “A gente pensou junto sobre cada detalhe, rimos de algumas coisas que colocamos, depois trocamos. Deu pra ver que pra fazer um produto, são necessárias várias etapas e a participação de muitas pessoas. E que é preciso pensar em tudo para o equipamento funcionar corretamente.”

A professora Claucen Jurema Mello de Moura, que solicitou o trabalho, disse ter recebido com enorme gratidão o reconhecimento da  SAUR pela atividade desenvolvida pelo Leonardo e sua família: “Agradeço a SAUR pelo interesse em valorizar o nosso educandário, o trabalho da Escola, o que somente reforça a solidez desta grande empresa e os valores defendidos por ela.”

A presidente da SAUR, elogiou e parabenizou a iniciativa da professora e a dedicação da família na elaboração da Maquete: “Fiquei encantada quando vi esta maquete da Plataforma e muito surpresa quando me informaram que ela foi construída por um aluno de Escola Fundamental Princesa Isabel.  O fato de ter sido um trabalho com as ideias e o auxílio de um ex-montador de Plataformas da SAUR e da mãe de Leonardo foi surpreendente, pois demonstra a importância que os filhos dão ao trabalho dos pais.  Achei a ideia da professora muito criativa porque buscou integrar os alunos na comunidade, incentivado o conhecimento através de trabalhos lúdicos que envolvem a família. Me sinto honrada e emocionada por tamanha atenção dada a nossa SAUR de Panambi.”

A SAUR agradece à Escola Princesa Isabel, à professora Claucen, o Leonardo e sua família pela dedicação em desenvolver a Plataforma de Descarga de Granéis.