07.02.2024 | Destaques

Inauguração do Jardim Dorothea SAUR no SHP Hospital Panambi

/


Para homenagear a Sra. Dorothea Saur e proporcionar um local humanizado e agradável para pacientes, acompanhantes e colaboradores do SHP Hospital Panambi,  um belo Jardim foi criado em uma parceria entre a SAUR e o hospital, para celebrar os seus 56 anos de história.

O Jardim Dorothea Saur foi inaugurado na noite do dia 31 de janeiro de 2024, durante a programação de aniversário do SHP, quando, também, outros espaços foram inaugurados, visando a melhoria no atendimento à saúde da nossa comunidade.

A Sra. Dorothea nasceu no Distrito de Serra pelada, em Afonso Claudio, no Espírito Santo no ano de 1930. Filha de Adolf Georg Bachimont, pastor Evangélico Luterano, e de Helene Flachowsky  Bachimont,  Enfermeira/Parteira, que vieram de Hamburgo – Alemanha para o Brasil em 1926, com o objetivo de auxiliar na pequena comunidade de Serra Pelada.

Em 1948, Adolf foi convidado para vir a Panambi onde continuou atuando como pastor e professor de idiomas. Em Panambi, Ernesto Saur e Dorothea Bachimont se conheceram nas aulas de violino e casaram no ano de 1952.

A Sra. Dorothea sempre foi uma apaixonada pela natureza. Ela era uma estudiosa das plantas e tinha muito conhecimento sobre espécies de árvores, flores e chás.  Por muitos anos cuidou do pátio da empresa, arborizando o local e cultivando o jardim, sempre priorizando a adubação orgânica e os defensivos naturais.

Como voluntária, contribuiu para formar pomares e ornamentar com belas plantas espaços de convivência social em entidades beneficentes do município.

A Sra. Dorothea, que partiu para a eternidade no ano de 2015, deixa como legado o seu amor pela natureza, o seu respeito pelo ecossistema e a sua dedicação para embelezar lugares com encantadores jardins.