26.05.2023 | Destaques

Instituto Agregar promove o 1º Fórum de Inovação


Impulsionar o conhecimento e aprender sobre inovação e tecnologia foi a proposta 1º Fórum de inovação, promovido no dia no dia 25 de maio, na AFUCOPAL, em Panambi-RS, pelo Instituto Agregar, do qual a SAUR é uma das mantendoras.

A programação iniciou com o Painel Ecossistemas de Inovação: Desvendando o Potencial da Revolução Inovadora, que teve como moderadora Débora Oliveira, Gestora do Núcleo Executivo do Planejamento Estratégico da UNISSINOS e contou com a participação de Salissa Paes Festugato, Diretora Executiva do Instituto Hélice; Fernanda Pauletto D´Arrigo, Diretora do Inova Bento; Léo Vitor Redondo, da Head da Conexo e Angelin Adams, CEO da Bruning Tecnometal e Presidente do Instituto Agregar.

Na sequência, a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, apresentou o Cenário da Inovação no Estado do Rio Grande do Sul.

O almoço contou com uma apresentação especial do Grupo de Alunos da Escola de Talentos de Panambi, um Projeto que existe há 23 anos e é uma parceria da Prefeitura Municipal de Panambi e o Rotary Club Panambi.

À tarde a programação continuou com o tema Desvendando os Incentivo à Inovação: Insights e Oportunidades para Inovar, que contou com a participação de Victor Gomes, Gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do SENAI RS; Márcio de Souza Pires, Gerente de Inovação do SEBRAE RS; João Florencio Silva, Gerente do Departamento Regional do SUL (DSUL) da FINEP e Silvio Bitencourt da Silva, Diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) na Unisinos, o qual teve como moderador, Diogo Tolotti, Especialista de Inovação na Bruning Tecnometal.

A seguir, Daniel M. Ely, Vice-Presidente Executivo e COO de Serviços Financeiros e Digitais da Randoncorp, apresentou a palestra Transformação e Inovação: Uma Jornada Possível.

E para, fechar o evento o assunto abordado foi  Startups Impulsionando a Inovação: Descubra o Futuro dos Negócios, com mediação de Diego Boelter, Gerente de Inovação na Cotripal e contou com a presença de Diego Schlindwein, COO e Funder da Startup Sirros Iot, que trouxe informações sobre o Real Valor da Internet das Coisas: Como a Inovação está sendo impulsionada por soluções conectadas; Katiuscia Schröer, CEO e fundadora da Atendare, que apresentou dados sobre Atendare, Plataforma que Centraliza CRM e Automação de Marketing em um Só Lugar; Leandro Nascimento, CEO da Meta4chain e Diretor Operacional da Govtech Meta4gov, que trouxe as novidades da Startup Meta4gov.

Para marcar o encerramento da programação, a APAE de Panambi esteve presente com a apresentação do Grupo de Danças “Apaexonados pela Dança” e da cantora Luana.

Para a confraternização de todos os participantes, foi realizado um Happy Houer com a participação da Banda “A Dama e os Vagabundos”.

Paralelamente ao evento estiverão expondo as seguintes Startups: Atendare, BTi, Cropsteam, G019, Gotrampo, Meta4gov, Movestock, Sirros IoT, Robomind e Agritek.

A SAUR agradece às demais mantenedoras do nosso Instituto Agregar pela realização desse evento que reuniu mais de 550 pessoas e agradece a todos painelistas, palestrantes e público que se fez presente, além da APAE, que preparou um almoço saboroso.

 

Sobre o Instituto:

O Instituto Agregar conta com as seguintes mantenedoras: ACI Panambi, Bruning, Cotripal, Fockink, Kepler Weber, SAUR, Tromink e Prefeitura Municipal de Panambi.

O Instituto é um hub de Inovação sem fins lucrativos eu busca o desenvolvimento regional do interior do Rio Grande do Sul, que acredita no potencial dos talentos locais e na inovação como caminho para o crescimento econômico e social. Por meio de capacitação e suporte a projetos inovadores, o objetivo é conectar empresas, empreendedoras e investidores para impulsionar a região como um todo. O trabalho é realizado em parceria com grandes executivos, especialista em negócios e instituições de ensino renomadas para oferecer soluções personalizadas e de alto impacto.