30.10.2023 | Customizados/Equipamentos

Portocel conquista prêmio nacional com equipamento Spreader Automático, desenvolvido em parceria com a SAUR

/ /


A iniciativa ficou em 1º lugar na categoria Inovação Tecnológica do 1º Prêmio ATP; o porto conquistou ainda o 2º lugar na categoria Sustentabilidade Energética

O Portocel tem buscado permanentemente soluções para aprimorar a excelência de suas operações. Uma das iniciativas nesse sentido é o Spreader Automático, equipamento concebido internamente que proporciona mais segurança e eficiência no içamento de cargas. O projeto acaba de conquistar o 1º lugar na categoria Inovação Tecnológica Portuária no Prêmio ATP (Associação de Terminais Portuários Privados).

O anúncio dos vencedores do prêmio, que está em sua primeira edição, foi nesta última semana, em Brasília, em evento comemorativo dos 10 anos da ATP. Além do reconhecimento conferido ao Spreader Automático, Portocel também ficou em 2º lugar na categoria Sustentabilidade Energética Portuária, com o projeto “Manobras Portuárias Sustentáveis”. Trata-se de um rebocador alocado no porto para auxiliar nas manobras de navios, trazendo mais eficiência operacional e menor impacto ambiental.

“O reconhecimento a esses projetos em um fórum tão relevante, como é a ATP, atesta que as soluções que temos buscado e implementado estão alinhadas às tendências de inovação e sustentabilidade”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo do terminal.

Ele salientou que os projetos reconhecidos no Prêmio ATP são resultado de parcerias genuínas firmadas pelo Portocel com empresas estratégicas. O spreader automático, por exemplo, concebido pelas equipes do porto, contou com a parceria da Pöyry, SAUR e Forte Mar no seu desenvolvimento. Já o projeto que envolve um rebocador dedicado no terminal conta com a parceria da Wilson Sons.

“Compartilhamos esses prêmios com todos esses parceiros que participam da nossa caminhada, além dos nossos colaboradores, clientes e os nossos acionistas – Suzano e Cenibra – que tornam possível a realização dos nossos projetos de melhoria”, complementa Mori.

O 1º Prêmio ATP reuniu 29 projetos de terminais de uso privado (TUPs) que concorreram nas duas categorias: Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Energética. Foram reconhecidos os três primeiros colocados em cada uma delas. A solenidade de premiação contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entre outras autoridades.

A SAUR parabeniza as empresas Portocel,  Pöyry, Forte Mar e Wilson Sons pela conquista, afinal, este reconhecimento é motivo de alegria para todos que participaram deste projeto.

Prêmio Biguá – Recentemente, o Portocel também teve suas práticas ambientais, sociais e de governança reconhecidas no Prêmio Biguá de Sustentabilidade, uma premiação regional promovida pela Rede Gazeta Norte. Com o projeto Ecociclo, que reaproveita lonas de banners publicitários na confecção de ecobags, o terminal ficou em 2º lugar. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação de Artesãs da Barra do Riacho (Criarte), proporcionando geração de renda para as mulheres participantes e suas famílias.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.

Fonte: Portocel.