11.05.2021 | Destaques

SAUR participa de projeto da Portocel que amplia a produtividade na movimentação de celulose através do Spreader Automático


A SAUR participou do desenvolvimento e da produção do primeiro Spreader Automático de alta capacidade para a movimentação de celulose. O equipamento foi desenvolvido pelo Terminal Portocel com o apoio dos parceiros SAUR, Pöyry e Forte Mar, com o objetivo de estabelecer um novo patamar de eficiência na movimentação de celulose.

Nos últimos anos, a equipe do terminal buscava uma solução que contribuísse para a melhoria na eficiência do embarque da celulose nos navios e, essa inquietação, trouxe à tona o desenvolvimento de um projeto feito a quatro mãos, que resultou no Spreader Automático.

Confira na íntegra, o funcionamento do equipamento e a visão da Portocel acerca projeto:

 

Portocel inova com equipamento que amplia segurança e produtividade na movimentação de celulose

 

O spreader automático foi desenvolvido pelo Terminal com o apoio dos parceiros Pöyry, Forte Mar e Saur

Portocel, localizado em Aracruz (ES), vai colocar em operação um equipamento que estabelece um novo patamar de eficiência na movimentação de celulose: o spreader automático, que leva a celulose até o porão dos navios. Construído com base nos pilares de segurança, produtividade e inovação, o equipamento nasceu da inquietação das próprias equipes do terminal portuário, que se debruçaram sobre o tema nos últimos anos em busca de uma solução que contribuísse para tornar ainda mais eficiente o embarque de celulose nos navios.

Concebida a solução, o porto contou com as parcerias da Pöyry, da Forte Mar e da Saur para o desenvolvimento conceitual do projeto e sua execução, cada qual com sua expertise. “O spreader automático é resultado de um intenso trabalho de estudo, planejamento e desenvolvimento de soluções de engenharia inovadoras e sustentáveis, processo que contou com o trabalho incansável de nossas equipes

e com parcerias importantes, colocando nosso porto em um novo patamar na movimentação de celulose”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações Portuárias da Portocel.

O novo equipamento faz o engate automático dos fardos de celulose que são içados para o porão dos navios. Com ele, Portocel, que já é referência mundial em eficiência na movimentação dessa carga, amplia espaço para expandir serviços e explorar novas oportunidades de negócio, consolidando-se como opção logística diferenciada. O spreader automático está em fase de testes e expectativa é de que a operação em escala seja iniciada nos próximos meses. O equipamento já vem despertando o interesse de outros portos que movimentam celulose ao redor do mundo.

A Forte Mar, empresa sediada em Aracruz e que fez parte desse projeto, destaca a importância dessa realização: “Estar junto com Portocel em um projeto que vai dar um salto gigantesco no processo de embarque é um ponto alto na história de qualquer companhia. Me sinto honrado p

or fazer parte dessa história e que é o pontapé inicial para alavancar novas tecnologias e processos nessa área”, salienta Agostini Ribeiro, engenheiro mecânico da empresa.

A SAUR, líder em soluções para movimentação de carga, pontua que o novo equipamento é um passo importante para a melhoria da performance da operação portuária conectada à cultura de inovação. “Devido à sua excelência operacional, Portocel é o case perfeito para a mode

rnização desse processo de carregamento, credenciando o equipamento para que essa inovação possa avançar com confiança e credibilidade também para outros portos”, disse Clayton Dill, engenheiro da SAUR.

Uma das principais fornecedoras do mundo em se

rviços de engenharia para terminais portuários, a Pöyry, acrescenta que o spreader automático incorpora os melhores conceitos de segurança e sinergias operacionais visando alcançar todas as necessidades no carregamento de navios de celulose. “Esse tipo de atuação da engenharia da Pöyry reforça o nosso permanente compromisso de estar junto a cada um dos nossos clientes, trabalhando para que suas necessidades sejam alcançadas, reforçando a nossa visão de construir o futuro e acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável”, observa Carlos Afonso Saias, gerente de Infraestrutura, Logística e Projeto Especiais da empresa.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás. Com localização pr

ivilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.

Notícia publicada no dia 29/04/2021, em  http://www.portocel.com.br/destaque/portocel-inova-com-equipamento-que-amplia-seguranca-e-produtividade-na-movimentacao-de-celulose/